
A beleza pertence a todos.
No nosso dia-a-dia, buscamos constantemente o bem-estar e a qualidade de vida. Conceitos que não se conseguem dissociar do tipo de espaços que frequentamos e experienciamos.
Todos os espaços que utilizamos devem ser cuidados porque todos são importantes para o nosso bem-estar físico e emocional. Desde o ambiente de trabalho, aos locais de lazer que frequentamos e, principalmente, o nosso lar. O refúgio da nossa habitação é primordial.
Através da decoração conseguimos criar diferentes experiências sensoriais e físicas recorrendo a mecanismos e ferramentas diferentes.
Facilmente conseguimos perceber que, mesmo em habitações da mesma tipologia existem inúmeras maneiras de decorar o espaço. De uma forma geral, não existe o certo nem o errado. Não sigo muitas regras nem tendências de decoração. Prefiro analisar subjetivamente: para quem é o projecto e quais as suas vivências?
Por exemplo, se estivermos a projectar para um ambiente com crianças temos que ter em atenção a amplitude do espaço, a sua segurança e ergonomia, mas nunca descurando o conforto dos adultos que, com certeza, vão viver o espaço com elas.
Sensações com a decoração
O grande segredo da decoração é a criação e transmissão de sensações. Ambientes calmos e tranquilos carecem de cores leves, ambientes de maior concentração recorrem a cores terra e elementos de madeira e espaços que precisam de alguma “agitação” requerem cores mais fortes e elementos metálicos.
Cada elemento do espaço tem a sua característica e transmite uma sensação.
Com a utilização de diferentes factores como a intensidade de luz, as cores e texturas de materiais conseguimos criar ambientes alegres ou tristes, serenos ou agitados.
Conforto na decoração
Depois de um dia agitado nada melhor que a sensação de chegada ao nosso lar e, para isso, a decoração do espaço tem que estar de acordo e em sintonia com as respectivas necessidades e ambições de cada elemento.
O conforto varia entre o físico e o visual e essa é a nossa grande busca na fase de projecto.
Na fase de projecto a criação de espaços funcionais, com o melhor enquadramento do mobiliário, cores e texturas é a grande mais valia para os habitantes.
Procuramos sempre o melhor layout para cada recanto.
Heranças e memórias
Fotografias, pinturas, desenhos infantis, tecidos de uma viagem ou peças herdadas fazem parte da vida e de cada pessoa e da história de cada família. São referências que têm que ser valorizadas e nos permitem criar ambientes únicos e com emoções acrescidas.
Todos temos uma história que deve ser respeitada, valorizada e dar destaque a antiguidades e pequenas lembranças é uma excelente forma de dar alma aos ambientes criados.
O sucesso da decoração é sentir que conseguimos criar um ambiente único, acolhedor e cheio de emoções. Mesmo em espaços públicos, de hotelaria, restauração ou cowork, queremos que o espaço seja único para cada pessoa e que se sintam em casa, num ambiente familiar, mas ao mesmo tempo surpreendidos, deslumbrados e encantados como em nenhum espaço antes estado.
Cláudia Soares, Designer de Interiores
@closoares.decor